Biografia

Rosa Beatriz Díaz López: Nascida em Havana-Cuba, escolheu para seu nome artístico simplesmente Beatriz Díaz.
De percurso académico diversificado, estabeleceu-se na vida artística por vocação. Música, dança e pintura constitui para si uma trilogia natural de actividades que se complementam, devolvendo-lhe enquanto cidadã cubana e "do mundo", um sentido existencial maior.
Frequentou os Cursos de Guitarra e Autores e Compositores no Conservatório Manuel Saumell – Havana, Cuba, e o Curso de Musicoterapia no âmbito do “Programa de Ensino Especial” do Ministério da Educação de Cuba – Havana, Cuba. Trabalhou como Docente de Musicoterapia e Expressão Musical no âmbito do “Programa de Ensino Especial” do Ministério da Educação de Cuba.
Tem actuado a solo e em diversos formatos como música profissional – no âmbito do movimento Nova Trova Cubana em diversas Casas de Cultura em Havana. Formou o duo “Candilejas”, com o qual trabalhou num contrato para o restaurante La Bodeguita del Medio em Milão, Itália e em programas do Canal 6 da Televisão Cubana. Expandiu o duo Candilejas para um quarteto feminino; com quem trabalhou em diversos hotéis nos Emiratos Árabes Unidos, Omã, Bahrein e Jamaica.
No ano 2002 veio para Portugal com o quinteto de música tradicional cubana “Aroma Habano”, com um contrato para actuar no restaurante La Tropicana, situado em Lisboa. Tem actuado em diversos espaços em Portugal com o projecto de música tradicional cubana Ahí Nama’, formado por si; e como música convidada no projecto de música sul-americana, “Serenata Latina”. Trabalhou também como Docente de Expressão Musical no âmbito das “Actividades Extra Curriculares “ do Primeiro Ciclo escolar, no Agrupamento de Escolas Pedro de Santarém - Lisboa.
Utrópicos é o nome do 1º álbum (2012) do grupo “Páfata”, onde Beatriz Díaz divide com o músico angolano Ricardo Gouveia (produtor e director musical do projecto) - e a convite deste - a autoria das composições.
Actualmente integra o dúo “Dale Mambo”com o músico cubano Pedro Alexander, onde incursiona vários estilos musicais.
É autora também da exposição “Vitralogía Cubana”www.facebook.com/expovitraldecuba, um conjunto das obras que materializam a sua primeira exposição de pintura, cujo itinerário tem revelado uma inesperada dinâmica e aceitação em vários espaços culturais na Cidade de Lisboa; tendo como objecto o quotidiano e bucólico da sua ilha natal.

Sem comentários:

Enviar um comentário